×
Compartilhar Inscreva-se

Automação da infraestrutura de TI: o que é e como ela pode ajudar a sua equipe a ser mais produtiva

Automação da infraestrutura de TI: o que é e como ela pode ajudar a sua equipe a ser mais produtiva

Após viver a pandemia, causada pelo covid-19, ficou ainda mais evidente que a infraestrutura de TI deve ser automatizada.

Para atender todas as mudanças sofridas pelo mercado, a área de TI se deparou com muitas novidades. Em especial, pelos novos hábitos de trabalho. Isso porque, muitas pessoas passaram a trabalhar em home office. Outras, no entanto, usam seus próprios aparelhos, para acessar a rede.

Como reunir todas essas informações, em uma infraestrutura de TI que atenda as novas demandas do negócio?

Nessa matéria, você vai conferir as principais dicas de como automatizar sua TI, para ajudar a sua equipe a ser mais produtiva. Boa leitura!

Como é a sua infraestrutura de TI hoje?

Antes de mais nada, vamos falar sobre a influência do setor de TI, para as outras áreas da sua empresa. Sendo assim, seus profissionais de TI atuam com tarefas de manutenção da infraestrutura? Ou, na criação de soluções que otimizam a rotina dos serviços?

Características de equipe de TI com foco em manutenção

  • Faz instalação, empilhamento e testes dos hardwares;
  • Gerencia as atividades de firmware, bem como, as atualizações e os patches;
  • Coordena os fornecedores necessários para o suporte;
  • Entre outros.

Características de equipe de TI com foco em resultados

  • Atua na criação de novos serviços;
  • Constrói novos aplicativos, para aumentar o engajamento de clientes;
  • Incentiva, sobretudo, o autoatendimento;
  • Executa os processos de negócios de maneira mais ágil.

Por que entender a diferença?

Uma vez que seus técnicos da área de TI, têm o perfil de manutenção, sua empresa gasta muito nesse ponto.

Para além dos custos de instalação e gestão da infraestrutura. Não é apenas esse o problema do trabalho de manutenção. Pelo contrário, ele se faz necessário, para manter a operação das máquinas e sistemas.

Mas, de acordo com as novas demandas comerciais, perdem-se importantes chances de fazer com que essa área crie soluções para otimizar o trabalho.

Como otimizar a infraestrutura de TI?

Empresas que já sabem sobre a importância de apostar nessa automatização, tendem a aplicar nas tarefas mais simples e de baixa prioridade. No entanto, existem as empresas de alta maturidade digital, que buscam habilidades para aplicar as automações de TI mais modernas.

Então, aplicar essa automação traz alguns benefícios para o negócio todo. Entre eles:

  • A liberdade da equipe de TI, sobre os serviços de manutenção tradicionais. Com isso, obtém-se mais tempo para criar uma infraestrutura inovadora, com foco no crescimento e na competitividade da empresa;
  • Engenheiros também ganham mais tempo, para automatizar aplicativos e processos do negócio, a fim de trazer mais maturidade para o seu negócio;
  • Os demais setores da empresa recebem, em contrapartida, as soluções que otimizam as suas rotinas de trabalho.

A automação propõe uma infraestrutura pronta para o uso

O problema de depender do antigo modelo de TI é, sem dúvidas, as muitas falhas na qualidade dos serviços. Mesmo porque, imagine, por exemplo, um serviço de e-mail sem estabilidade e que fica, durante horas, fora do ar.

Bloqueia a comunicação da empresa, compromete o cumprimento de prazos de diversas tarefas e, muitas vezes, impacta diretamente nos resultados financeiros.

Por isso, é crucial que, nos dias de hoje, a infraestrutura de TI das empresas operem da melhor forma possível, para que todos os setores consigam produzir sem interrupções.

Uma TI preocupada com a segurança da informação

Já faz um bom tempo que a segurança da informação é um ponto de atenção indispensável para qualquer negócio. Pequenas, médias e grandes empresas têm sido alvo de ataques cibernéticos constantes.

Uma das funções da área de TI, portanto, é traçar uma estratégia eficiente, para a proteção de rede da empresa. Mas, como fazer isso, sem automação?

O conjunto de softwares usados para garantir a segurança dos dados deve ser escolhido com muita atenção. Sobretudo, porque eles devem compor uma solução que atue de forma independente e automatizada.

Mesmo porque, é muito difícil fazer o controle de ameaças de forma manual. Em especial, sobre os novos hábitos de trabalho. A dispersão dos pontos de acesso à rede, bem como, o uso de aparelhos particulares para o trabalho exigem uma proteção mais robusta que abranja todos esses usuários.

Automatize-sua-infraestrutura

Automação da infraestrutura de TI para o crescimento do negócio

Outro ponto onde a automação da infraestrutura se faz essencial, é para o crescimento do negócio.

Uma vez que a cultura do setor seja de propor melhorias, é indicado buscar por soluções que se adaptam às novas realidades da empresa. Isso porque, o processo de crescimento deve receber o suporte ativo da área de TI.

Portanto, automatizar os processos das empresas é contribuir para a expansão do negócio, me forma organizada. Essas soluções devem, portanto, suportar os funcionários, nas mais diversas operações, sem apresentar instabilidade ou baixa qualidade de operação.

A nuvem é uma solução, para quem deseja automatizar o data center

Ainda sobre a expansão de negócios, a nuvem oferece segurança e praticidade. Isso porque, o uso dessa solução permite o uso da rede, em várias localidades. Ainda assim, pode ser acessada de aparelhos diferentes, de maneira simultânea, sem falhas de acesso.

Com a nuvem, as empresas têm vantagens como:

  • Tarefas simples com máxima produtividade;
  • Liberdade operacional de manutenção da infraestrutura;
  • Automação de upgrades, patches e expansão;
  • Dados armazenados com segurança, sobre possíveis incidentes.

Com isso, a rotina se torna mais ágil, em todos os setores do negócio.

Como aplicar essa estratégia em sua empresa?

Antes de mais nada, é importante montar um mapa dos serviços de TI. Assim, ficará fácil identificar pontos importantes, como:

  • O perfil do setor de TI do seu negócio;
  • Quais são os serviços prestados;
  • Os custos de cada serviço.

Após isso, é crucial analisar a aptidão do setor, para aplicar a automação da infraestrutura de TI.

Porém, recomendamos sempre que essa tarefa seja realizada por técnicos profissionais, que consigam atuar nessa missão. Até mesmo, para oferecer soluções que atendam, com proatividade e eficiência, todos os setores da empresa.

Gostou desse conteúdo? Continue em nosso blog e aprenda mais dicas sobre para fazer com que o setor de TI ganhe mais força!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright 2021 | Qualiserve - IT Experience • 2op.com.br